pt Português en English es Español
 

Publicado em 24/02/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto do site da Fiocruz

Momento histórico da saúde pública brasileira, a Fiocruz anunciou no dia 22 de fevereiro as primeiras doses da vacina Covid-19 (recombinante) produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional. Fabricadas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), passam obrigatoriamente por seu controle de qualidade interno, chamado controle do produtor.

Além disso, antes de serem empregados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e distribuídos aos postos de vacinação, os imunológicos utilizados no Brasil passam também por um rígido processo de controle da qualidade no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

“Por isso a população deve se sentir segura e se vacinar”, declarou o diretor do Instituto, Antonio Eugenio de Almeida.

Equipe do NT-PB e da Central de Recebimento de Amostras do INCQS/Fiocruz. Foto: Pedro Paulo Gonçalves

Entenda como funciona

Maria Aparecida Affonso Boller e Ozéias Leitão, respectivamente coordenadora e adjunto do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB) do INCQS/Fiocruz, são os responsáveis por gerir os fluxos de processos, amostras, determinações e laudos dos imunobiológicos no INCQS. Eles explicam que todas as vacinas utilizadas no Brasil e exportadas passam por análises no Instituto para comprovar a sua segurança e eficácia.

Também esclarecem que as análises são feitas lote a lote, de acordo com normas nacionais e internacionais, seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - RDC Nº 73, de 21 de outubro de 2008 - que dispõe sobre o regulamento técnico para o procedimento de liberação – e geram um laudo contendo os resultados, que é emitido pelo INCQS/Fiocruz e enviado ao PNI.

“Após a liberação da vacina e sua distribuição para a população, a qualidade do produto continua sendo avaliada e em caso de alguma ocorrência de desvio da qualidade, o INCQS é consultado para avaliar se a vacina ainda poderá ser utilizada”, completam os profissionais do INCQS/Fiocruz.

O tempo de liberação do laudo de análise dos imunobiológicos pode variar de dois a noventa dias úteis, dependendo do tipo de análise a ser realizada e se há necessidade de repetir os testes.

Mais informações sobre o controle da qualidade podem ser obtidas na entrevista da coordenadora do NT-PB do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Affonso Boller.

Antonio Eugenio de Almeida ressalta a importância da vacinação contra Covid-19:

“A vacina não evita que a pessoa se contamine com o vírus, mas reduz drasticamente as chances dela desenvolver a forma grave da doença e/ou ir a óbito, além de evitar que o vírus circule”.

Mais informações sobre a importância da vacinação pode ser adquiridas na entrevista do coordenador dos ambulatórios de pediatria do Instituto Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz) e mestre em pediatra, Dr. José Augusto Alves de Britto.

Este é o quinto tipo de vacina contra a Covid-19 analisado pelo INCQS/Fiocruz.