pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/02/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Site da Fiocruz Minas

Com vistas à inovação e à aplicação prática dos conhecimentos científicos para o desenvolvimento econômico e social, a profissional Izabela Gimenes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/Fiocruz, publicou o artigo Empreender para inovar: oportunidades para atuação na ciência na Revista Científica do CRO-RJ referente ao segundo semestre de 2021. A publicação foi em parceria com pesquisadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O artigo aborda o empreendedorismo na ciência como instrumento para desenvolver novos conhecimentos, produtos e/ou serviços que, aplicados no cotidiano, melhorem a qualidade de vida da população.

“Nosso trabalho busca divulgar políticas e iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação, além de contribuir para a compreensão da importância dos cientistas atuarem com este propósito”, explica Izabela, que completa: “A ciência atual não foi feita para ficar apenas na bancada, precisamos mostrar as oportunidades de atuação nesse contexto para transformar em bens para a sociedade”.

Além de Izabela Gimenes, assinam o artigo Roberto Machado de Freitas, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI (SEAPC); Gutemberg Gomes Alves, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Andrea Vaz Braga Pintor, do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inovação tem sido um tema recorrente na área da Saúde, tendo sido abordado na 4ª edição do Visa em Foco, evento que integrou as comemorações do aniversário de 40 anos do INCQS/Fiocruz, na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e no IX Congresso Interno da Fiocruz, todos em 2021.

“Participei como delegada no IX Congresso Interno da Fiocruz e este tema foi bastante discutido, pois a nossa instituição pretende valorizar o estabelecimento de ambientes de inovação em saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso deverá regulamentar sua política de inovação, de acordo com as diretrizes abordadas, principalmente, na TESE 3 do documento”, conta Izabela.

Izabela Gimenes no IX Congresso Interno da Fiocruz (Foto: Arquivo Pessoal)