pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/11/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Profissionais dos setores de Meios de Cultura e de Microbiologia de Apoio do INCQS/Fiocruz, por meio da Coordenação de Pesquisa e Ensino (CPE), ministraram o curso de capacitação profissional ‘Preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em microbiologia’, de 25 a 27 de outubro de 2021 (o curso é ministrado anualmente, mas a data é móvel).

As aulas capacitaram e atualizaram profissionais da área de Saúde em atividades relacionadas ao preparo e ao controle da qualidade de meios de cultura utilizados em laboratórios de microbiologia. Englobou os aspectos teóricos da preparação, esterilização e técnicas empregadas, e a prática laboratorial, bem como questões relacionadas a biossegurança e qualidade.

As responsáveis pelo curso foram a vice-diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa), Célia Romão, a profissional do Setor de Alimentos Suely Fracalanzza, e a chefe do Setor de Saneantes, Bruna Sabagh.

“A capacitação e atualização de profissionais nas atividades de preparo e controle da qualidade de meios de cultura é fundamental para qualquer laboratório de microbiologia, uma vez que os meios de cultura são itens básicos e primordiais para a realização de ensaios nessa área. Assegurar a qualidade desses itens de ensaio é imprescindível para a garantia e confiabilidade dos resultados analíticos”, explicou Suely.