pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/11/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

O INCQS recebeu a visita de profissionais da Divisão Nacional de Vigilância Sanitária do Paraguai no dia 10 de novembro, para conhecer o Instituto e discutir possibilidades de cooperação técnica.

O interesse da instituição paraguaia se dá, principalmente, na área de capacitação profissional, análises e intercâmbio de tecnologias relacionadas à qualidade e vigilância dos produtos para a saúde.

“Estamos avaliando a possibilidade de levar o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) para o Paraguai, a exemplo que fizemos com outros estados do Brasil, como Pernambuco e Amapá”, explica a vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS, Silvana do Couto Jacob.

O diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, destaca a importância, para o Instituto, de estabelecer intercâmbio com instituições de Saúde de outros países:

“O INCQS é uma referência e o fato de outras instituições quererem o nosso Programa mostra isso. Se ministrarmos a pós-graduação para o Paraguai, além de levarmos o nome do instituto, também aprenderemos com as experiências deles”, declara.

A equipe da Divisão Nacional de Vigilância Sanitária do Paraguai que visitou o INCQS foi composta por sua diretora geral, María Antonieta Gamarra de Velázquez; Alcira Colarte e Cesar Cristaldo.