pt Português en English es Español
 

Publicado em 09/11/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem: Portal Fiocruz

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, foi eleita fellows (membro) da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), como representante da área de ciências sociais e econômicas. A escolha aconteceu em 1º de novembro, durante a Assembleia Geral da entidade, e na ocasião foram eleitos outros 57 novos componentes, sendo sete brasileiros.

Ela, que já é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na categoria Ciências Sociais, tem se destacado nesta área e na de saúde pública, com reconhecimento nacional e internacional, sobretudo diante do protagonismo da Fiocruz no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Socióloga e pesquisadora Sênior em Saúde Pública na Fiocruz, Nísia Trindade trabalha há mais de 30 anos na Fundação, tendo, dentre outras atuações de destaque, coordenado a criação de novos setores e programas de ciência, tecnologia e inovação, bem como liderado a instituição na resposta às emergências de saúde pública de Zika, Chikungunya e Covid-19.

“A indicação da nossa presidente é um orgulho e um exemplo para nós da Fiocruz que trabalhamos incansavelmente pelo desenvolvimento da ciência e pela melhoria da saúde pública. Ela merece o reconhecimento!”, declarou o diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida.