pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/10/2021.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Participantes do INCQSA/Fiocruz na SNCT (Imagem de Divulgação)

Controle da qualidade de vacinas, resistência aos antimicrobianos, queixa técnica em decorrência de eventos adversos ou ineficácia de medicamentos e biodegradabilidade, estes foram os temas abordados pelo INCQS/Fiocruz na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A apresentação do instituto no dia 8 de outubro e está disponível no canal do evento no YouTube.

No primeiro tema foi apresentado um vídeo e na sequência o chefe do Setor de Produtos Biológicos, Ozéias Leitão, contou sobre o “caminho” da vacina dentro do INCQS para o seu controle de qualidade, passando por vários laboratórios para a realização de diversos testes antes de ser aplicada nas pessoas.

A apresentação seguinte, também enriquecida por um vídeo, foi feita pela chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, Mychelle Alves Monteiro. Ela explicou que quando microrganismos são muitos expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais etc), podem sofrer alterações e se tornar resistentes a eles, dificultando o tratamento e a cura.

O tema queixa técnica em decorrência de eventos adversos ou ineficácia de medicamentos foi tratado com um vídeo produzido por estudantes do curso de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária do INCQS. Queixas técnicas se referem a suspeitas de alteração ou irregularidade de um medicamento ou empresa, no que tange a aspectos técnicos ou legais.

A participação do Instituto foi encerrada com a exposição do tema biodegradabilidade, que é a degradação biológica de materiais orgânicos por organismos vivos, feita pela chefe do Departamento de Química (DQ), Adriana Sant’Ana, e pelo responsável pelo Setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química do INCQS/Fiocruz, Leonardo Lopes

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento anual que visa aproximar a população do tema Ciência e Tecnologia como forma de divulgação científica e despertar ou estimular o interesse por este campo.

Com atividades práticas, discussões, vídeos e outros recursos em linguagem simplificada e acessível, a Semana é realizada sempre no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC).