pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/10/2021

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Compreendo a informação e a comunicação como determinantes para o exercício do direito à saúde, profissionais da Assessoria de Comunicação Social (ACS) do INCQS/Fiocruz, ministram o curso de capacitação profissional ‘Comunicação e Saúde’ entre 27 de setembro e 01 de outubro. As aulas foram ministradas por Penélope Toledo e Helen Massote e aconteceram no âmbito da Coordenação de Pesquisa e Ensino (CPE).

“Como o processo de comunicação não envolve apenas profissionais da área é fundamental para quem atua nos demais campos relacionados à Saúde compreender a imprescindibilidade e a dinâmica de construção, circulação e consumo das informações e notícias, visando contribuir para que o cidadão exerça plenamente o seu direito à Saúde e para que a instituição cumpra a sua missão institucional”, declarou Helen.

O conteúdo programático abrangeu: Comunicação e Informação em Saúde (conceitos básicos, importância, relacionamento com a mídia, avaliação da qualidade da informação); Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação/NTCI (internet, redes sociais, fake news e saúde); difusão e divulgação científica (como fazer divulgação científica quando figuras públicas desautorizam a Ciência, como fazer divulgação científica em tempos de pandemia); Política de Divulgação Científica da Fiocruz; e Comunicação do INCQS (tipos de conteúdos, canais, fluxos interno e externo, uso da identidade visual).

As aulas foram destinas a trabalhadores do INCQS/Fiocruz, entre servidores, trabalhadores terceirizados, bolsistas, residentes e estudantes.

“Neste primeiro momento o curso foi destinado apenas a profissionais do Instituto, por se tratarem simultaneamente de produtores e consumidores de informação sobre saúde, mas podemos futuramente ampliar para o público externo”, explicou Penélope.