pt Português en English es Español
 

Publicado em 02/09/2021

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Como parte das comemorações de seu aniversário de 40 anos, o INCQS/Fiocruz realizou o evento ‘IV Visa em Foco: inovação em vigilância sanitária e o controle da qualidade de produtos’ no dia 26 de agosto. Na ocasião foram debatidos quatro enfoques do tema: 1. acesso a tecnologias, 2. papel da Anvisa no monitoramento analítico para o controle de qualidade de produtos, 3. desafios que as novas tecnologias nos colocam para o controle da qualidade de produtos e 4. Sistema de Gestão da Qualidade.

O evento foi aberto com um vídeo do o Hino Nacional Brasileiro tocado pela Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, do Campus da Fiocruz em Petrópolis. Na sequência, o diretor do INCQS, Dr. Antonio Eugenio de Almeida, falou sobre o significado desta comemoração no momento atual.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, a Ensp/Fiocruz, Jorge Bermudez, intitulada ‘Inovação e acesso a tecnologias, seu custo, preço e perspectivas’. Dentre outras questões, ele discutiu a necessidade de que as tecnologias desenvolvidas beneficiem toda a população mundial.

O aspecto regulatório foi abordado pela gerente da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Gelas/Anvisa), Graziela Costa Araújo. Ela apresentou a palestra ‘Inovação em Vigilância Sanitária e o papel da Anvisa no monitoramento analítico para o controle de qualidade de produtos’, explicando sobre a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), as ações da Anvisa em inovação e seus programas de monitoramento analítico.

As especificidades do INCQS/Fiocruz foram debatidas pelas vice-diretoras Célia Romão, de Vigilância Sanitária, e Vera Machado, de Gestão da Qualidade. A primeira expôs o tema ‘Novas tecnologias: os desafios para o controle da qualidade de produtos’, enquanto a segunda falou sobre ‘Novas Tecnologias e o Sistema de Gestão da Qualidade’.

O evento completo está disponível no canal do INCQS no Youtube. Quem acessar pode curtir e compartilhar o canal do Instituto.

As próximas atividades referentes ao aniversário de 40 anos do INCQS/Fiocruz serão divulgadas em breve.