pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/08/2021

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

As alunas do doutorado acadêmico Priscila Rodrigues (Departamentos de Microbiologia) e Katia Laine (Departamento de Química) do Programa de Pós Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS/Fiocruz, por meio da Coordenação de Ensino, ministraram remotamente o curso de férias edição inverno “Alimento x produto alimentício – aplicações práticas na segurança de alimentos”, entre os dias 19 e 23 de julho. Foram 244 inscritos para 50 vagas, entre estudantes e profissionais da área da saúde.

O curso abordou conceitos básicos da segurança alimentar, seu papel e sua importância na manipulação de alimentos, além do controle higiênico e sanitário dos alimentos, principais métodos de higienização e sanitização destes, medidas para garantir a inocuidade, salubridade e o bom estado dos alimentos desde sua aquisição até seu consumo, visando minimizar os riscos à saúde.

Outros conceitos abordados no curso foram a legislação vigente desta área, incluindo quais aditivos químicos são permitidos e suas devidas concentrações, apresentação e compreensão da nova rotulagem de alimentos que foi aprovada e regulamentada em outubro de 2020 pela ANVISA. Além de colaborar com informações para uma melhor avaliação dos rótulos dos alimentos industrializados e como selecioná-los.

“As noções de segurança de alimentos vão desde a sua composição nutricional, garantindo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde, até a ausência de contaminantes químicos, físicos e biológicos que possam trazer risco aos indivíduos”, explicam as organizadoras do curso, Priscila Rodrigues e Katia Laine.

Além delas, participaram a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), Kátia Leandro.