pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/06/2021.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

banner intranet curso inverno

O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS/Fiocruz promoverá entre os dias 19 a 23 de julho, o curso de férias (edição inverno) denominado "Alimento X Produto Alimentício - Aplicações práticas na segurança de alimentos". As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 9 de julho. Podem se inscrever estudantes de graduação, pós-graduandos e/ou profissionais com atuação ou previsão de atuação na área da saúde e/ou profissionais com atuação na área de alimentos.

O objetivo do curso é aplicar conhecimentos na área de segurança alimentar em ações práticas, que sejam aplicáveis no dia a dia, a fim de minimizar os riscos à saúde. A qualificação abordará a importância das noções de segurança de alimentos desde sua composição nutricional, garantindo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, até sua segurança no que atinge a ausência de qualquer contaminante químicos, físicos e biológicos que possam trazer risco aos indivíduos, possibilitando ainda o conhecimento da legislação sanitária vigente de alimentos embalados. Aplicações práticas que devem fazer parte das etapas do processo de manipulação do alimento até seu destino final.

O curso é coordenado por Priscila Rodrigues de Jesus (Mestre em Ciências), Kátia Laine Magalhães do Couto (Especialista em Tecnologias Industriais Farmacêuticas), Katia Christina Leandro (Doutora em Química Analítica) e Silvana do Couto Jacob (Doutora em Química Analítica).

As aulas acontecerão remotamente, através da plataforma Zoom, no período de 19 a 23 de julho, de 13 às 16 horas, com carga horária total de 15 horas síncronas.

Segundo a responsável pelo curso e aluna de Orientação Acadêmica do Setor de Bactérias e Arqueas do Laboratório de Micro-organismos de Referência do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS, Priscila Rodrigues, na primeira edição do curso de inverno no ano passado, o desafio foi de adaptação ao ensino remoto durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 e foi uma grata surpresa a interação que eles tiveram com os participantes.

"Este curso possibilita a troca de experiências aliando a teoria baseada na legislação sanitária vigente e nas práticas dos profissionais envolvidos, garantindo a disseminação de informações que podem ser aplicadas no dia a dia buscando a garantia do acesso a alimentos seguros e com qualidade nutricional, atendendo as exigências sanitárias”, complementa Kátia Laine Magalhães do Couto, também responsável pelo curso e aluna de Orientação Acadêmica do Setor de Elementos Inorgânicos do Departamento de Química (DQ) do INCQS.

Confira o edital e se inscreva aqui.