pt Português en English es Español
 

Publicado em 09/06/2021.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

banner raic2021

A 29ª Reunião Anual de Iniciação Científica (29ª RAIC) do INCQS será realizada nesta semana, mas não haverá apresentação dos projetos por parte dos alunos devido às limitações da pandemia. Os relatórios submetidos serão avaliados por uma banca composta por três membros sendo um externo à FIOCRUZ e as notas de consenso serão lançadas no sistema PIBIC/PIBITI para consulta pelos alunos e orientadores.

Os alunos avaliados são bolsistas dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este ano os bolsistas avaliados pertencem aos quadros de alunos(as) do INCQS, ICTB, Bio-Manguinhos e Presidência.

O evento anual é organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade obrigatória dos programas. De acordo com Ivano de Filippis, coordenador da área de Assistência à Pesquisa do INCQS, a RAIC tem sido uma excelente oportunidade de integração entre alunos, orientadores e pesquisadores para conhecer as atividades de pesquisa em andamento nas unidades da Fiocruz. No entanto, por causa da pandemia, esse ano não será possível termos um evento com palestras e apresentações dos projetos dos alunos.

Os temas das apresentações dos alunos de PIBIC e PIBITI desse ano foram bastante variados, abrangendo as áreas de Microbiologia clínica e ambiental, Química, Imunologia, avaliação e validação de fármacos, métodos de diagnóstico e epidemiologia.

Na Fiocruz, as RAICs são descentralizadas sendo realizadas de maneira independente nas unidades, seguindo o regulamento anualmente publicado, a partir de um calendário pactuado em conjunto, e divulgado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).