pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/11/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Profissionais do INCQS/Fiocruz participaram do 7º Webinário dos Laboratórios de Controle de Qualidade de Medicamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulado “Os laboratórios em um ambiente farmacêutico em constante transformação”, de 10 a 12 de novembro. O evento teve caráter mundial e foi organizado pela Unidade de Regulação e Segurança da OMS, por meio de sua equipe de Redes e Serviços Laboratoriais.

O objetivo do webinário foi contribuir para o trabalho em rede dos laboratórios de controle de qualidade de medicamentos que que estão envolvidos no processo de pré-qualificação da OMS. Estes laboratórios testam e verificam se o produto farmacêutico acabado (medicamento) atende aos padrões de Boas Práticas de Fabricação e outras normas globais de qualidade e segurança estipuladas pela OMS.

A primeira participação do INCQS foi no dia 10 pela manhã, na sessão “Ambientes em transformação e a necessidade do networking e do trabalho compartilhado”, com o tema O sistema Harpya do Brasil – coordenação de laboratórios locais. A apresentação foi feita por Adalberto Lamim, do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, e por Nélio Aquino, da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na sessão seguinte, intitulada “Pandemia de Covid-19: Como os laboratórios estavam preparados?”. A Vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão e Leonardo Lopes, Ana Barros, Lauro Laurentino e Adriana Sant'Ana, do Departamento de Química (DQ) abordaram o Monitoramento e combate à Covid-19 no Brasil, com ênfase no controle da qualidade de produtos à base de álcool etílico na forma de gel. Além deles, apresentaram-se nessa sessão, profissionais da África do Sul, China e Croácia.

Já a exposição sobre Nitrosaminas em medicamentos: experiências na bancada se deu na sessão “Novos desafios trazidos pelo ambiente em constante mudança”, no dia 11, da qual também participaram representantes da Direção Europeia para a Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) e da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP). A apresentação foi feita pela chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS, Mychelle Alves Monteiro.

Além das apresentações, o Instituto ainda teve um representante que participou da organização do evento e como apresentador e coordenador das sessões do segundo dia do evento, a convite da OMS: o coordenador de Núcleo Técnico de Medicamentos (NT MED) Thiago Novotny.