pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/09/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

No momento em que o mundo discute a importância da vacinação, o 39º aniversário do INCQS/Fiocruz, celebrado no dia 4 de setembro, contou com uma palestra sobre o Histórico do papel do Instituto no controle de qualidade das vacinas. A apresentação foi feita pelo ex-presidente da Fundação (1989 a 1990), fundador e ex-presidente do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (BioManguinhos/Fiocruz) e atual assessor científico sênior da referida unidade, Akira Homma.

Ele contou desde a transferência do Laboratório Central de Controle de Drogas, Medicamentos e Alimentos (LCCDMA) - que deu origem ao INCQS, - à Fiocruz, até os dias atuais, em que o Instituto é internacionalmente reconhecido, fazendo parte da Rede Nacional de Laboratórios de Controle Biológico (WHO-NNB) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária.

Akira explicou que as análises realizadas pelo INCQS estão presentes no cotidiano da população brasileira ao se alimentar, tomar banho, se medicar e se vacinar, entre outros. Neste último, o INCQS realiza o controle da qualidade lote a lote das vacinas do Programa Nacional de Imunizações, resultando na conquista da confiança da população em vacinas e vacinações.

Apontou, ainda, os problemas e desafios decorrentes da queda da cobertura vacinal, cujos dados são inferiores ao mínimo desejado e cuja queda é crescente. Dentre os vários fatores responsáveis, indicou as fake news, sensação de segurança pela ausência de doenças imunopreveníveis e a desinformação.

“O INCQS tem um enorme desafio para os próximos anos, na busca pelo aperfeiçoamento da qualidade das vacinas e na contribuição para o retorno da confiança nas vacinas por parte da população, de modo a conseguirmos de volta as altas coberturas vacinais, que são essenciais para o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis”, declarou.

A apresentação de Akira Homma está disponível no canal do INCQS no Youtube, entre os tempos 46:49 e 58:26.