pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/08/2020.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

A vigilância sanitária sempre esteve presente em nossas vidas, mas desde que a pandemia da Covid-19 se espalhou pelo mundo, percebemos a importância da prevenção e dos estudos epidemiológicos e sanitários.

Nos ´bastidores da saúde´, a vigilância sanitária (Visa) muitas vezes não é enxergada diretamente, mas ela se faz presente em praticamente todos os lugares e no dia a dia da população de várias maneiras diferentes.

A Visa está nos alimentos que consumimos todos os dias, na água que bebemos e usamos para tantas outras coisas, na produção e comércio de medicamentos, nos produtos de limpeza, de higiene, cosméticos, nos hospitais, nas farmácias, em serviços de raio X, na medicina nuclear e radioterapia, nos serviços que trabalham com sangue, células, tecidos e órgãos, nas escolas, nos salões de beleza, e em tantos outros locais e produtos.

As medidas de controle sanitário foram e são importantes aliadas para o combate ao coronavírus. A Visa é extremamente essencial para a prevenção e controle da doença, principalmente neste momento em que ainda não dispomos de vacinas e medicamentos.

Segundo Célia Romão, vice-diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa) do INCQS, a principal competência do instituto é a Visa. "Desenvolvemos análises laboratoriais de produtos, estabelecemos novas metodologias de controle da qualidade, contribuímos para as ações regulatórias, capacitamos profissionais e assessoramos tecnicamente à rede de laboratórios de controle da qualidade. Parece complexo, mas a Visa está diretamente ligada à promoção e proteção da saúde da população realizando estratégias e ações de educação e fiscalização. O nosso objetivo é diminuir e prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários e tudo isso contribui para a qualidade de vida da população", afirma.

Saiba mais sobre a data aqui.

O INCQS parabeniza todos os profissionais da área e se orgulha por contribuir para a vigilância sanitária do país!

email mkt dia vigilancia sanitaria