pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/07/2020.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as orientações para empresas de alimentos sobre o reforço das boas práticas de fabricação e manipulação de produtos alimentícios durante a pandemia. A medida visa proteger a saúde dos trabalhadores e clientes.

“Até o momento não há evidências científicas de que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) seja transmitido por produtos alimentícios. No entanto, boas práticas de fabricação e manipulação continuam sendo necessárias, além de cuidados com trabalhadores e clientes”, explica a coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos do INCQS/Fiocruz, Rosane Alves.

A Agência publicou três documentos com informações sobre o uso de luvas e máscaras nos estabelecimentos alimentícios (Nota Técnica NT 47/2020), produção  segura de alimentos (Nota Técnica NT 48/2020) e orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente, o delivery (Nota Técnica 49/2020).

Os documentos abordam os requisitos higiênico-sanitários, como higiene das mãos, dos ambientes de trabalho e das superfícies de contato, orientações sobre a saúde do trabalhador e conduta pessoal; equipamentos de proteção; e segurança, com o comunicado de infecção ou suspeita de Covid-19 e afastamento do funcionário da empresa.

Nesta área, o INCQS ministrou entre 22 e 26 de junho a disciplina Vigilância e controle da qualidade de alimentos a alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS).