pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/11/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do INCQS/Fiocruz e suas atividades foram apresentadas no dia 30 de outubro, durante o III Encontro de Biossegurança e Bioproteção da Fundação, realizado no Museu da Vida.

Fernanda Sabagh, presidente da CIBio/INCQS, falou sobre as iniciativas desenvolvidas pela Comissão relativas ao correto gerenciamento dos resíduos gerados, segundo normas e exigências legais; segurança do trabalho e treinamento em Biossegurança.

Além disto, ela abordou o papel da Comissão no apoio e organização de eventos de promoção e prevenção da saúde de seus trabalhadores, e destacou que a CIBio/INCQS possui Certificado de Qualidade em Biossegurança.

Também fizeram apresentações as comissões internas das demais unidades da Fiocruz, a Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz (CTBio), a Comissão de Biossegurança do Ministério da Saúde (CBS), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Fernanda destacou a oportunidade de conhecer o que acontece em todas as unidades e regionais da Fiocruz neste sentido, bem como de debater, trocar experiências e compartilhar ferramentas:

“É fundamental trocar informações sobre as atividades que já foram desenvolvidas, para não termos retrabalho, além de poder definir plataformas únicas, como por exemplo a plataforma online de treinamento Qualidade em Biossegurança em Ambiente (QBA)”, declarou.

O encontro:

O III Encontro de Biossegurança e Bioproteção da Fiocruz foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro. Nele foram direcionadas ações individuais e coletivas de Biossegurança e Bioproteção a serem desenvolvidas nas unidades da Fiocruz através da CTBio.

O objetivo do evento foi promover o debate e o intercâmbio de conhecimento sobre Biossegurança e Bioproteção na Fiocruz, discutindo temas específicos das áreas.

Participaram os gestores e profissionais de instituições de pesquisa e/ou saúde, de segurança, de comissões de biossegurança e interessados no assunto.