pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/10/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O controle da qualidade de saneantes foi ensinado a profissionais de instituições públicas que atuam em vigilância sanitária, por meio do curso de atualização promovido pelo Núcleo Técnico de Saneantes (NT-SAN) do INCQS/Fiocruz, realizado entre 30 de setembro e 4 de outubro, no Instituto.

Nele, os participantes foram capacitados sobre o controle da qualidade dos saneantes em diversas áreas de conhecimento, tais quais toxicologia, química, microbiologia e rotulagem.

O curso foi dividido em cinco blocos temáticos: 1. ‘Legislação aplicada aos saneantes e aspectos gerais do controle da qualidade de saneantes’, incluindo noções de Gestão da Qualidade e de Biossegurança, 2. ‘Controle microbiológico’, abarcando também a coleção de microrganismos de referência do INCQS, 3. ‘Controle físico-químico’, 4. ‘Controle toxicológico’ e 5. ‘Análise de rótulo’, com estudos de caso.

Nos módulos 2, 3 e 4 foram abordados os laboratórios de cada um (instalações, equipamentos, controles necessários), aspectos teóricos e demonstração prática.

A atualização foi coordenada pela vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão, pelo coordenador do NT-SAN, Leonardo Lopes, e pela coordenadora (adjunta) do NT-SAN e chefe do Serviço de Microbiologia de Apoio, Bruna Sabagh.