pt Português en English es Español
 

Publicado em 07/10/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O Setor de Meios de Cultura e Esterilização, do Laboratório de Apoio, do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS/Fiocruz ministrou o curso de Atualização Preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em Microbiologia, no período de 16 e 25 de setembro, para profissionais de instituições públicas na área da saúde.

Durante o referido curso, os alunos foram capacitados e atualizados para uma importante área da Microbiologia, qual seja, preparo e controle da qualidade de meios de cultura, soluções e reagentes utilizados em todo espectro de atuação dos laboratórios de microbiologia. Orientações atualizadas e pertinentes, não só quanto aos aspectos teóricos e práticos da preparação, esterilização, como também do controle dos insumos produzidos e todas as técnicas utilizadas nestas atividades.

O curso foi dividido em quatro blocos: Aspectos básicos da Microbiologia e gestão da qualidade, Meios de cultura utilizados no controle microbiológico de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, Aspectos teóricos sobre o controle da qualidade de meios de cultura e suas aplicações em aulas práticas.

Promovida e coordenada pelo Departamento de Microbiologia, em parceria com a Coordenação de Pesquisa e Ensino do INCQS, a Atualização foi coordenada pela, Célia Romão (vice Diretoria de Vigilância Sanitária), Suely Fracalanzza (Setor de Alimentos) e Bruna Sabagh (Serviço de Microbiologia de Apoio), contando também com a participação de colaboradores, professores do DM .