pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Profissionais do Setor de Medicamentos do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz ministram o curso de capacitação profissional Controle físico-químico de qualidade de medicamentos – doseamento, identificação e uniformidade de conteúdo, de 2 a 6 de setembro. Foi voltado a trabalhadores de instituições públicas, sobretudo da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública.

O objetivo das aulas foi apresentar, por meio de uma abordagem teórica e prática, os conceitos básicos do controle de qualidade de medicamentos utilizando as técnicas de cromatografia líquida de alta eficiência por detecção por ultravioleta e espectrofotometria por ultravioleta-visível (UV-VIS), bem como suas principais aplicações em relação à gestão da qualidade e doseamento.

Compuseram o conteúdo programático, os seguintes temas: procedimento geral para seleção de metodologia de análises de medicamentos e para seleção de ensaios, determinação de peso e volume em medicamentos, ensaios de identificação de princípio ativo, de teor de princípios ativos e de substâncias relacionadas em medicamentos, ensaio de uniformidade de doses unitárias, adequação de sistemas cromatográficos, aplicações práticas dos ensaios, e análise de resultados.

O curso foi promovido pela Coordenação de Pesquisa e Ensino do INCQS; coordenado por Mychelle Alves Monteiro, Thiago Santana Novotny e José Luiz Neves Aguiar; e contou com a participação de Amanda da Silva Rio, Antenor Alves Magalhães, Sibele Guimarães, Tatiana Forti e Marise Hubner.

Esta capacitação será realizada anualmente.