Publicado em 17/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Organizadores do curso: Rodrigo Martins Bretas, Eduardo Netto, Nélio Aquino, Célia Romão e Ronaldo Gomes

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu o Curso de Formação de Inspetores em Estabelecimentos Fabricantes de Medicamentos - Boas Práticas de Fabricação (BPF), no INCQS/Fiocruz. As aulas foram ministradas de 9 a 13 de setembro, a cerca de 40 profissionais do Instituto, dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen’s) e das vigilâncias sanitárias municipais e estaduais.

Um dos responsáveis pela capacitação, o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Rodrigo Martins Bretas, contou que o desejo de ministrar o curso no INCQS vem de anos e destacou a importância da cooperação entre as instituições para promover a qualidade dos medicamentos que chegam à população:

“É com grande alegria que realizamos este projeto antigo com o INCQS! Foi uma semana extremamente produtiva, compartilhando expertise e capacitando inspetores e especialistas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para fortalecer as ações pela qualidade dos medicamentos no Brasil. Que esta seja mais uma de muitas parcerias entre a Anvisa, o Instituto e as vigilâncias do país”, declarou.

O coordenador dos Núcleos Técnicos do INCQS, Eduardo Netto, que também participou da organização do evento se disse muito satisfeito com o resultado: 

“A dedicação e o empenho dos profissionais envolvidos no curso contribuíram para o seu sucesso, foi um importante trabalho de equipe”, comemorou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o curso:

A iniciativa correspondeu a Capacitação na Modalidade A - Inspeção de Estabelecimentos Fabricantes de Medicamentos e habilitou os profissionais participantes a acompanharem a Anvisa nas inspeções às empresas que produzem fármacos, para verificação da conformidade com os princípios de boas práticas de fabricação estabelecidos pelos vários órgãos reguladores.

O conteúdo programático abrangeu temas como validação, qualificação, calibração e manutenção de equipamentos; validação de métodos analíticos; validação de processos produtivos; validação de sistemas informatizados; validação de processos de limpeza; sistemas de ventilação e ar condicionado; monitoramento ambiental e de pessoal; sistema de obtenção e distribuição de água e vapor; inspeção de instalações fabricantes de medicamentos estéreis e não estéreis; sistema de obtenção e distribuição de água e vapor; e Boas Práticas de Laboratório.

Este último conteúdo foi ministrado por um profissional do INCQS, Álvaro da Silva Ribeiro, responsável pelo Setor de Ensaios Convencionais do Departamento de Imunologia (DI).

O curso também teve a modalidade de Educação à Distância (EAD), com os seguintes módulos: Sistema da Qualidade;Condução de Inspeção, Transporte, Análise de Risco, Farmacovigilância e Revisão Periódica da Qualidade.

Álvaro da Silva Ribeiro, responsável pelo Setor de Ensaios Convencionais do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS