pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagens de Divulgação

Nas comemorações do 38º aniversário do INCQS/Fiocruz, o meio ambiente e os trabalhadores da unidade é que foram presenteados. O Instituto lançou, em 6 de setembro, a campanha Consumo Consciente, propondo a substituição de produtos descartáveis e a reciclagem.

Além disto, a revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), editada pelo INCQS, distribuiu copos dobráveis (sanfonados) reutilizáveis, com as chamadas: “Adote um copo” e “#SejaConsciente”.

Os brindes foram distribuídos dentro de saquinhos de papel com a logomarca da campanha e cada copo trazia dentro de si uma frase do escritor mineiro Guimarães Rosa, tema da palestra de aniversário realizada no mesmo dia, pela manhã.

A proposta é substituir os copos descartáveis, que demoram entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza e estão entre os resíduos sólidos menos reciclados, devido ao baixo valor que rendem no mercado. Além disto, os copos descartáveis têm em sua composição substâncias que podem fazer mal à saúde.

Futuramente, a campanha deverá se estender a outros produtos, como sacolas e bolsas plásticas.

A trabalhadora Anamaria Cristina da Silva, da empresa Nova Rio, elogiou o brinde:

"Adorei o copinho, pois alémd e utilizá-lo no INCQS, posso carregar na bolsa e usar quando for ao médico ou outro lugar que tenha o copo descartável", disse, e completou:

"A frase do Guimarãs Rosa que veio dentro do copinho é linda! Até a copiei no meu celular para guardar de recordação". 

Assista aqui a apresentação.