pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/09/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Palestrante Daniella Guimarães de Araújo; diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida; e presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. 

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

 

Para celebrar seu 38º aniversário, o INCQS/Fiocruz comemorou com Jornada Científica, de 27 a 30 de agosto; evento científico Visa em Foco, com o tema Água, em 3 de setembro; palestra sobre literatura de Guimarães Rosa, lançamento da campanha Consumo Consciente para mudanças de hábitos que favoreçam o meio ambiente, música do coral Fiocruz e bolo comemorativo, em 6/9.

O último dia do evento comemorativo contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, com o presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), Paulo Garrido, e outras lideranças da Fundação e da Saúde Pública.

 VIII Jornada Científica:

A VIII Jornada Científica do INCQS/Fiocruz foi aberta em 27 de agosto com a palestra A ética no ambiente acadêmico, ministrada por Albertina Werneck (Subvisa-RJ). Ao todo foram apresentados e avaliados um total de 48 trabalhos, envolvendo residentes do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade (R2 e R1) e bolsistas.

A novidade desta edição da Jornada ficou por conta da apresentação, por parte de servidores, de pesquisas apresentadas em outros eventos técnico-científicos, tais quais o XXI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal) e o Workshop Latino-Americano de Pesticidas (LAPRW).

 

2º Visa em Foco: tema “água”:

As comemorações tiveram sequência em 3 de setembro, com a 2º edição de 2019 do Visa em Foco. Na ocasião a água foi debatida sob diferentes perspectivas: impacto da ação humana na qualidade das águas, poluição hídrica, segurança para o consumo humano e direito à água potável e ao saneamento básico.

 

Guimarães Rosa:

Três dias depois, o Instituto voltou a celebrar, desta vez, com a palestra Guimarães Rosa - saúde, território e arte: confluências, ministrada pela farmacêutica, sanitarista e escritora Daniella Guimarães de Araújo. A atividade foi dividida em três momentos: exposição Diálogos sobre as experiências do projeto Saúde e Literatura, com foco em Guimarães Rosa, homenageado no 8º Simbravisa; exibição de um trecho do curta-metragem Riobaldo e Diadorim (Anita Leandro/UFRJ) e projeto Cartas para Guimarães Rosa

 

Lançamento da campanha “Consumo consciente”, coral Fiocruz e bolo comemorativo:

Também no dia 6 de setembro, no período da tarde, foram três ações: lançamento da campanha Consumo Consciente, propondo a substituição de produtos descartáveis e a reciclagem; apresentação do coral Fiocruz, sob a regência de Paulo Malaguti, e bolo comemorativo.