pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/ Fiocruz)

A ética no ambiente acadêmico foi o tema de abertura da VIII Jornada Científica do INCQS/Fiocruz, ministrada pela Dra. Albertina Werneck, da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro (Subvisa-RJ), em 27 de agosto.

A palestrante explicou que a palavra “ética” vem do grego ethos, que diz respeito ao caráter da personagem e significa o “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem”, constituindo-se assim, de acordo com ela, à relação com as demais pessoas, com o ambiente e com os animais.

Para Albertina, duas questões influem diretamente na ética: a educação e o conhecimento. No primeiro caso, ela discutiu tanto a educação formal, oferecida pelas instituições de ensino, quanto a informal, construída socialmente na relação do indivíduo com a família, instituições religiosas e outras formas de sociabilidade.

Já no que tange ao conhecimento, ela enfatizou a leitura como forma de visualização, aplicação e prática dos conceitos abstratos e citou como exemplo, para simplificar, a língua portuguesa:

“Eu aprendi a acentuar vendo as palavras acentuadas nos livros, não foi apenas conhecendo as regras gramaticais. Com a ética é a mesma coisa”, comparou.

A ética no meio acadêmico envolve, ainda, questões como biossegurança (conjunto de ações para a proteção da pessoa, do meio ambiente e da qualidade da pesquisa ou produção), autoria, fontes, referências, créditos etc.

A Jornada Científica do INCQS aconteceu entre 27 e 30 de agosto, com a apresentação de 48 trabalhos desenvolvidos por alunos bolsistas de pós-doutorado, Faperj, CNPq, projeto Inova-Fiocruz, iniciação científica, iniciação tecnológica e estágio curricular, estudantes do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade (R2 e R1) e representação de um trabalho exposto no Workshop Latino-Americano de Pesticidas (LAPRW).

Confira as fotos e todas as informações no hotsite da VIII Jornada Científica.