pt Português en English es Español
 

Publicado em 28/08/2019.

Imagens de Divulgação

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Em 4 de setembro, o INCQS/Fiocruz irá comemorar 38 anos. Para celebrar a data, o Instituto promoverá o Visa em Foco no dia 3, terça-feira, a partir das 9h30, sobre água; a palestra Guimarães Rosa - saúde, território e arte: confluências, no dia 6, sexta-feira, a partir das 9h; a apresentação do coral Fiocruz, no mesmo dia, às 14h30 e um bolo comemorativo. 

As atividades acontecerão no auditório Sérgio Arouca e no hall do INCQS (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, em frente à creche), são abertas ao público geral, gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.
Segue a programação:

Dia 03/09 (terça-feira):
VISA EM FOCO
Tema: Água
Horários: 9h30-12h; 14h-17h
Local: Auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)

Dia 06/09 (sexta-feira):
GUIMARÃES ROSA - SAÚDE, TERRITÓRIO E ARTE: CONFLUÊNCIAS
Palestrante: Daniella Guimarães de Araújo, sanitarista e farmacêutica, trabalha na Secretaria de Estado da Saúde de MG e é escritora
Horário: 9h
Local: Auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)

Dia 06/09 (sexta-feira):
CORAL FIOCRUZ E BOLO COMEMORATIVO
Horário: 14h30
Local: Hall do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)

 

38 anos atuando no controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitárias:

O INCQS nasceu em 1981, com a incorporação do Laboratório Central de Controle de Drogas, Medicamentos e Alimentos (LCCDMA) à Fiocruz. A necessidade de sua criação se deveu ao aumento da produção de bens sujeitos à vigilância sanitária (alimentos, cosméticos, saneantes, etc) e a consequente necessidade de melhoria do controle da qualidade desses produtos.

Também atua em áreas de ensino, por meio do Programa de Pós-Graduação e Vigilância Sanitária (PPGVS); pesquisa, editando a revista online Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate); e tecnologias de laboratório relativas à visa.

“A História do INCQS é muito bonita, construída com suor e dedicação por muitas pessoas que passaram pelo Instituto e outras ainda estão nele”, declarou o diretor do Instituto, Antonio Eugenio de Almeida.

 

MISSÃO - Contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária.

VISÃO - Ser reconhecido como instituição pública de referência para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária.

VALORES - Responsabilidade social, Qualidade, gestão participativa, parcerias e cooperação, desenvolvimento e capacitação de RH, ética.