pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

“Mestre não é quem sempre ensina,
mas quem de repente aprende”
(Guimarães Rosa - ‘Grande Sertão: Veredas’)

Imagens de Divulgação

Literatura e leveza, esta foi a forma que o INCQS/Fiocruz escolheu para celebrar seu 38º aniversario. A farmacêutica e sanitarista Daniella Guimarães de Araújo, que também é escritora, ministrará a palestra Guimarães Rosa - saúde, território e arte: confluências em 6 de setembro, a partir das 9h, no auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365, em frente à creche). O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

A palestrante fará a exposição Diálogos sobre as experiências do projeto Saúde e Literatura, com foco em Guimarães Rosa, homenageado no 8º Simbravisa (Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária), exibirá o trecho de um curta-metragem, promoverá uma atividade em que os participantes escreverão cartas para Guimarães Rosa e discutirá com os participantes as confluências entre saúde, território e arte.

A discussão partirá dos encontros realizados nas três cidades relacionadas à literatura rosiana: Cordisburgo, Morro da Garça e Andrequicé-Três Marias, cidades situadas na região onde Daniella reside.

“É simbólico. Faz uma pausa, abre um parêntesis, desloca do lugar do des-alento para um lugar ao abrigo da utopia”, explica.

 

Sobre o escritor:

Nascido em Cordisburgo, Minas Gerais, em 1908, Guimarães Rosa é considerado por muitos especialistas como o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Além de sua habilidade impecável com as palavras, foi médico e diplomata.

Temas como saúde e adoecimento, sonhos, memórias, ambiente e relação do povo sertanejo com o seu território são muito marcantes em sua literatura.

Sua obra é marcada pela simplicidade, linguagem poética, grande sensibilidade, angústias e indagações perante os paradoxos da vida.

O escritor mineiro foi, ainda, membro Academia Brasileira de Letras eleito por unanimidade e indicado ao prêmio Nobel de Literatura, pouco antes de falecer de ataque cardíaco, em 1967. 

Sobre a palestrante:

Daniella Guimarães de Araújo é funcionária da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais/Regional de Sete Lagoas e coordenadora da Comissão Cultural do 8º Simbravisa, que acontecerá em novembro na cidade de Belo Horizonte e homenageará o escritor mineiro. O INCQS compõe a comissão científica do evento.

A palestrante coordena, ainda, do Projeto Saúde e Literatura, que tem uma parceria com o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) de cooperação técnica, estabelecida em abril deste ano.

 

ANIVERSÁRIO DE 38 ANOS DO INCQS/FIOCRUZ

Guimarães Rosa - Saúde, Território e Arte: Confluências
Palestrante: Daniella Guimarães de Araújo, sanitarista e farmacêutica, trabalha na Secretaria de Estado da Saúde de MG e é escritora
Dia: 06/09
Horários:
- 9h às 10h15 - Exposição Diálogo sobre as experiências do trabalho Saúde e Literatura, com foco em Guimarães Rosa, homenageado no 8º Simbravisa
- 10h30 - considerações do público

 O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.