pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A água, sob diferentes perspectivas, será o tema da 2º edição de 2019 do Visa em Foco, que será promovido pelo INCQS/Fiocruz em 3 de setembro, a partir das 9h30, no auditório Sérgio Arouca do INCQS (Av. Brasil, 4365, em frente à creche). Aberto ao público geral, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento compõe a comemoração do 38º aniversário do INCQS, completado no dia seguinte.

O primeiro enfoque será sobre os Impactos da atividade humana sobre a segurança dos recursos hídricos, em palestra ministrada pelo pesquisador Daniel Andrés Rodriquez, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Ainda de manhã, a abordagem seguinte será Poluição hídrica, em mesa redonda que contará com os seguintes temas:

- Biondicadores de poluição de natureza antrópica em ecossistemas aquáticos, apresentado pela curadora da Coleção de Arqueas de Referência em Vigilância Sanitária (CARVS) do INCQS, Maysa Mandetta Clementino;

- Vírus entéricos em água, apresentado pela pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marize Pereira Miagostovich;

- Resíduos de antimicrobianos em águas no Estado do Rio de Janeiro: determinação e efeitos ecotoxicológicos, apresentado pela chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, Mychelle Alves Monteiro.

Já o período da tarde se iniciará com a palestra Panorama da segurança e qualidade da água de consumo humano no Brasil, ministrada por Jamyle Grigoletto, pesquisador do Programa Vigilância da Qualidade da Água (Vigiágua/MS).

O evento será encerrado com a perspectiva dos Direitos humanos à água potável e saneamento básico, e a agenda 2030, apresentado pela pesquisadora do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz-MG), Priscila Neves Silva. A Agenda foi estabelecida pelos líderes mundiais em 2015, na Organização das Nações Unidas (ONU), para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

 

VISA EM FOCO

Tema: Água
Data: 03/09, terça-feira
Local: Auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)
Horários: 9h30-12h; 14h-17h

O evento é aberto ao público geral, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.