pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A 6ª edição da Farmacopeia Brasileira (FB), que é o Código Oficial Farmacêutico do país, está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 15 de agosto e pode ser acessada gratuitamente. O diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugênio de Almeida, é um dos integrantes do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira.

A FB é quem estabelece os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde, por exemplo.

Sua primeira edição é de 1926 e a Anvisa a assumiu sua gestão em 1999, quando foi criada.

Esta 6ª edição da Farmacopeia Brasileira foi aprovada por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 298/2019 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 14/08/2019.

O Conselho Deliberativo da FB, do qual o diretor do INCQS faz parte, é composto por profissionais de instituições de ensino e pesquisa, Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Federal de Farmácia (CFF), representantes do setor produtivo de insumos farmacêuticos e de representantes do setor produtivo de medicamentos.

“É importante reforçar os laços com a Anvisa. Fui muito bem acolhido por todos os membros e já estamos articulando a participação do INCQS em grupos e câmaras técnicas de diferentes áreas”, declarou Antonio Eugenio na ocasião em que foi apresentado como membro do CD da Farmacopeia.