pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

No mês de novembro, a revista online Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate), editada pelo INCQS/Fiocruz, terá um número temático sobre a Rede Sentinela, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para conhecer melhor o tema e os assuntos que estão em voga na área, a editora científica Maria Helena Villas Bôas e a secretária executiva Simone Teixeira participaram do 17º Encontro Nacional da Rede Sentinela, de 7 a 9 de agosto, em São Paulo.

Criada em 2001, a Rede Sentinela é um observatório do desempenho e segurança de produtos sob vigilância sanitária, como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes, dentre outros. Ela credencia as instituições produtoras destes artigos, monitora a qualidade e propõe revisão nos processos de trabalho de vigilância e gestão de riscos.

O evento foi focado nos avanços e desafios da Rede Sentinela, e se constituiu em palestras, mesas redondas, rodas de conversa, apresentação de pôsteres e plenária.

Os assuntos debatidos foram: eventos adversos, avanços e desafios para a vigilância sanitária pós-comercialização e pós-uso), avanços e desafios do sistema de biovigilância de Portugal, uso seguro de medicamentos e gerenciamento de riscos, novo sistema de notificação de eventos adversos, resultado da pesquisa sobre notificações em farmacovigilância, vigilância e práticas de segurança do paciente no Brasil, papel e atuação das vigilâncias sanitárias na melhoria dos serviços de saúde e compartilhamento de casos bem-sucedidos na área.

As áreas temáticas dos artigos que serão publicados abrangem a cosmetovigilância (associada a produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes), a farmacovigilância (medicamentos), a hemovigilância (sangue e seus componentes, produtos e processos usados em hemoterapia) e a tecnovigilância (dispositivos médicos e outros produtos para saúde, tais como implantes, materiais hospitalares, produtos ortopédicos e insumos para diagnóstico in vitro).

“Este tema é muito importante e em parceria com a Anvisa, vamos dedicar um número especial da revista a ele. O objetivo é ampliar o debate acerca dos produtos de saúde sob vigilância, contribuindo para o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Notivisa) e para a qualidade dos produtos que chegam aos pacientes”, explicaram Maria Helena e Simone.

Imagem de Divulgação

Revista Visa em Debate:

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é um periódico trimestral, exclusivamente online, que publica textos originais voltados à Vigilância Sanitária e disciplinas afins.

Editada pelo INCQS com o apoio financeiro e técnico da Anvisa, tem como objetivo disseminar conhecimentos aplicáveis ao campo da promoção da saúde, da prevenção de doenças e outros agravos à saúde, bem como da estruturação, organização e funcionamento do sistema único de saúde no âmbito da regulação do risco sanitário.