pt Português en English es Español
 
Publicado em 19/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Imagem de Divulgação
 
Manga com leite faz mal à saúde? Quando o assunto é alimentação, há muitas lendas, dúvidas, desorientações. Para esclarecer sobre o tema, as nutricionistas do Programa Circuito Saudável Débora Neves e Lorhane Meloni realizaram a roda de conversa Mitos e verdades sobre a alimentação, em 13 de agosto, no INCQS/Fiocruz.
 
As nutricionistas abordaram do cuidado em relação as estratégias para perda de peso e a importância de ser crítico em relação as informações divulgadasnos meios de comunicação, que nem sempre são verdadeiras e não devem ser aplicadas para todos os indivíduos.
 
Em uma forma geral, a orientação para todos é que o consumo de alimentos mais naturais possíveis seja a base da alimentação, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, ovos, leite. Não há alimento especifico para perda de peso, mas o equilíbrio e a variedade de alimentos in natura que vão melhorar este processo.
 
Elas também destacaram a importância de perceber os sinais que o corpo emite, com isso diferenciando a fome emocional da fome fisiológica; anotar o que se come e as quantidades, como ferramenta para visualizar e refletir o consumo alimentar; evitar alimentos ultraprocessados (biscoitos, sorvetes, guloseimas, macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes, achocolatados etc); e fazer dietas com acompanhamento de profissionais nutricionistas.
 
Clique aqui e confira a apresentação powerpoint com algumas desmistificações e suas respectivas explicações.