pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoial

Seguindo o princípio de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/INCQS) ministrou o curso de capacitação profissional Códigos Sanitários em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo, no dia 10 de julho.

Destinado a 76 técnicos de 26 municípios do Espírito Santo, o treinamento teve como objetivo estimular os municípios a atualizarem seus códigos sanitários, que regulamentam as ações da vigilância na área, de modo a promover a oferta de produtos e serviços seguros ao consumidor, atuar na prevenção de zoonoses e zelar pelas condições de salubridade em ambientes de uso coletivo torna-se um desafio cada vez maior.

O curso foi conduzido pelas pesquisadoras do INCQS Rosângela Diniz, aluna de mestrado profissional do INCQS, e Michele Feitoza, servidora do Departamento de Química (DQ) do Instituto, cedida à Superintendência por via do referido convênio de cooperação técnica. Os certificados foram emitidos pelo PPGVS.

“Esta e as próximas capacitações que já estão programadas para os municípios da região evidenciam que o convênio de cooperação técnica está alinhado com o que é preconizado pelo SUS em dois aspectos: descentralização racional das ações e interação entre os entes nacional e estaduais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, apontou.