pt Português en English es Español
 

Publicado em 12/08/2019


Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Está pensando em se aposentar? Que tal planejar? Este tema será abordado em palestra no INCQS/Fiocruz no dia 14 de agosto, das 10h às 16h, no auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365, em frente à creche). O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

Promovida pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do Instituto, a palestra tratará de três temas: Regras da aposentadoria, Aspectos relevantes para avaliar o momento da aposentadoria e Educação financeira não começa na aposentadoria.

Os enfoques se relacionam com as ações de reflexão, cuidado e orientação no processo de transição para aposentadoria.

As regras serão apresentadas por Alexander Amaral, do Serviço de Aposentadoria e Pensões da Coordenação Geral de Pessoas (Cogepe/ Fiocruz). Ele irá apresentar a legislação pertinente e os caminhos necessários.

Já o que deve ser avaliado no momento da aposentadoria será discutido por Carla Pepe e Thaysa Maria, do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA/ Cogepe). Nesta apresentação, o objetivo é preparar os funcionários para o momento de inatividade, enfatizando a prevenção de agravos e promoção da saúde.

Por fim, o chefe do SGT/INCQS, Sérgio Reis, proporá uma reflexão sobre educação financeira, que deve se iniciar bem aposentadoria. Questões como planejamento, decisões, administração dos rendimentos, economia, poupança, investimentos e antecipação aos problemas, dentre outras, serão tratadas pelo palestrante.

 

Palestra "Pensando em se aposentar, que tal planejar?"

Palestrantes: Alexander Amaral, do Serviço de Aposentadoria e Pensões da Coordenação Geral de Pessoas (Cogepe/ Fiocruz) - "Regras da aposentadoria"; Carla Pepe e Thaysa Maria, do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA/ Cogepe) - "Aspectos relevantes para avaliar o momento da aposentadoria"; Sérgio Reis, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS - "Educação financeira não começa na aposentadoria"
Dia: 14/08/2019, quarta-feira
Horários: 10h às 12h, 13h30 às 15h e 15h às 16h
Local: auditório Sérgio Arouca, do INCQS (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)

O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.