pt Português en English es Español
 

Publicado em 12/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Um evento histórico, com a realização simultânea do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop2019), 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish2019) e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia aconteceu em Belo Horizonte (MG) no período de 28 a 31 de julho, representando um espaço ampliado de união e interação entre pesquisadores, gestores, professores, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e do mundo.

Quem representou o INCQS/Fiocruz foi a responsável pelo Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Saneantes do Departamento de Microbiologia (DM), Renata Trotta.

O trabalho realizado pelo setor de Alimentos do DM, intitulado Detecção de Trypanosoma cruzi em amostras comerciais de açaí coletadas no RJ e PA, foi apresentado em uma mesa redonda com o tema Highligths em transmissão oral pelo T cruzi pelo pesquisador Otacílio Moreira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no dia 31 de julho.

Renata reforçou que a ingestão de alimentos contaminados pode acarretar doenças graves:

“O aumento do número de casos da doença de Chagas adquiridos pela ingestão de alimentos contaminados com o referido protozoário é um grande desafio para a vigilância sanitária. O Medtrop é um importante espaço para discussão e troca de conhecimentos. O INCQS está inserido e atuante neste tema tão relevante para a Fiocruz, mostrando sua importância no novo cenário”, declarou.

Na ocasião também foi realizado simultaneamente o 4º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com a participação da sociedade civil para a abertura irrestrita de espaços democráticos de fortalecimento da participação social a partir das vozes dos movimentos sociais brasileiros e, sobretudo, das pessoas que convivem com estas doenças.

 

Sobre a medicina tropical e as doenças tropicais neglicenciadas:

A medicina tropical é aquela relativa a doenças endêmicas que ocorrem em regiões tropicais e são transmitidas por vetores intermediários (insetos, moluscos, vermes).

Outros exemplos de doenças tropicais, além da doença de Chagas, são: malária, doença do sono (tripanossomíase humana africana, THA), leishmaniose visceral (LV), filariose linfática, dengue, hanseníase, hepatites virais e esquistossomose.

No evento foi destacado que muitas destas doenças tropicais negligenciadas, isto é, apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle, acometendo populações de baixa renda, sobretudo na África, Ásia e América Latina. Na ocasião, foram apontadas 50 milhões em doenças negligenciadas.