pt Português en English es Español
 

Publicado em 08/08/2019.


Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Foto: Arquivo Pessoal

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília-DF, entrará para a História. Pela sua importância na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo enfoque no tema Democracia e Saúde, pela referência histórica à 8ª CNS, repetindo, inclusive, seus eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. E o INCQS/Fiocruz estava lá.

O Instituto foi representado pelo seu diretor, Antonio Eugenio de Almeida, bem como pela chefe do departamento de Química (DQ), Adriana Sant´Ana; pela pesquisadora em Saúde Pública do Núcleo de Ensaios Físicos, Janete Duarte e pelo assessor da Vice-Diretoria de Vigilância Sanitária (VDVisa), Eduardo Arruda.

Outra profissional do INCQS, Mychelle Alves Monteiro, chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, também participou da Conferência histórica como representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

A presidente da Fiocruz, nísia Trindade, participou da mesa de abertura.

No evento, os representantes do INCQS participaram de debates, tribuna livre, encontros e plenárias. Além disto, tiveram a oportunidade de trocar informações e conhecimentos com gestores, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, conselheiros e usuários do SUS de todo o país.

“Foi emocionante”, definiu o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida. E completou: “Teve falas e intervenções muito qualificadas, discussões enriquecedoras, excelentes propostas para a Saúde Pública brasileira e uma ernoem participação popular, que é um dos princípios do SUS”.

 

16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8):

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS), a Conferência é um espaço de participação social e diálogo entre o governo e a população, em que serão propostas as diretrizes para as políticas públicas de saúde do país. Dela participam Gestores, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde e usuários do SUS de todas as regiões.

O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feito pela Comissão de Relatoria.