pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/08/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imgem de Divulgação

Responsável pela erradicação de epidemias, pela reformulação da gestão em vigilância sanitária e pela descentralização das ações na área, o patrono da Fiocruz é o tema da palestra Oswaldo Cruz e as campanhas sanitárias, que será apresentada no INCQS/Fiocruz em 9 de agosto, às 9h, no auditório Sérgio Arouca (Av. Brasil, 4365, em frente à creche). Será ministrada pela especialista Ana Luce Lima, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

A apresentação é em referência à Semana Nacional de Vigilância Sanitária, de 05 a 09 de agosto.

O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

Oswaldo Cruz foi o primeiro diretor-geral de Saúde Pública do Brasil e responsável pelas campanhas que conseguiram erradicar, no início do século XX, a varíola, a peste bubônica e a febre amarela.

Também foi diretor do Instituto Soroterápico Federal, diretor-geral de Saúde Pública (cargo que hoje equivale a ministro da Saúde) e diretor Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), além de pesquisador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Foi, ainda, eleito prefeito de Petrópolis em agosto de 1916, com proposta de um plano de urbanização, mas faleceu antes de implantá-lo.

 

Sobre a palestrante:

Além de especialista em Oswaldo Cruz, Ana Luce Girão Soares de Lima é doutora em História das Ciências e professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da COC.

Possui mestrado em História Social e graduação em História, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e atua na área de História e Memória, com ênfase em História das ciências e da saúde, enfocando a história das instituições científicas, os arquivos de cientistas e a preservação da memória das ciências da saúde.

 

SEMANA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Palestra: Oswaldo Cruz e as campanhas sanitárias
Palestrante: Ana Luce Lima, especialista em Oswaldo Cruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da COC
Dia: 09/08, esta sexta-feira
Horário: 9h
Local: auditório Sérgio Arouca do INCQS (Av. Brasil, 4365, em frente à creche)

O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.
Participe!