pt Português en English es Español
 

Publicado em 01/08/2019.


Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagens de Divulgação

A delegação da Fiocruz que representará a Fundação na 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), o maior evento de participação social do país, de 4 a 7 de agosto, em Brasília-DF, terá quatro profissionais do INCQS, incluindo o diretor da instituição, Antonio Eugenio de Almeida. O tema desta edição é Democracia e Saúde e ela está conhecida como 8ª+8, em referência à 8ª CNS, realizada em 1986, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto da 8ª CNS, em 1986 

Considerada um marco histórico para a democracia participativa, para o SUS, para a reforma sanitária e para o controle social, a 8ª Conferência teve os mesmos eixos temáticos da edição de 2019: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS), a Conferência é um espaço de participação social e diálogo entre o governo e a população, em que serão propostas as diretrizes para as políticas públicas de saúde do país. Dela participam Gestores, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde e usuários do SUS de todas as regiões.

A Fiocruz tem se mobilizado para este importante evento, com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras do INCQS, tendo promovido etapas preparatórias, oficina e formação. Além disto, a distribuidora VideoSaúde e o Canal Saúde vão produzir material audiovisual com o registro de diferentes atividades para produção de documentário.

O diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, destacou a importância da participação na 16ª CNS:

“Nosso objetivo é defender os princípios básicos do SUS, a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira”, declarou.

Além do diretor Antonio Eugenio, participarão da CNS a chefe do departamento de Química (DQ) do Instituto, Adriana Sant´Ana; a pesquisadora em Saúde Pública do Núcleo de Ensaios Físicos, Janete Duarte, e o assessor da Vice-Diretoria de Vigilância Sanitária (VDVisa), Eduardo Arruda.