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Publicado em 31/07/2019.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Dia 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação. Neste sentido, o INCQS/Fiocruz desenvolve desde 2014 um projeto na área de bancos de leite humano (BLHs), em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), para o fornecimento do leite aos bebês cujas mães não o produzem ou o produzem em quantidade insuficiente. A iniciativa consiste no ensaio de proficiência para o controle de qualidade do leite materno dos Bancos de Leite Humano de Referência dos 27 estados do país.

O objetivo da parceria entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz é assegurar a qualidade do leite humano que chega aos bebês, abrangendo um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada.

Conduzida pelo coordenador do Núcleo Técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP), Marcus Campino de la Cruz, a ação colaborativa visa integrar, alinhar e otimizar as iniciativas político-estratégicas. Atualmente abarca 28 bancos de leite e quatro tipos de exames: microbiológico, crematócrito, acidez titulável e acidez Dornic (oD).

O leite materno é necessário aos bebês por diminuir significativamente a incidência e a gravidade de algumas doenças, bem como para nutrir, auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da criança, e facilitar a formação do vínculo entre mãe e bebê.

Todas as mulheres em fase de amamentação e que produzam um volume de leite que excede a necessidade de seu filho podem doar, desde que sejam saudáveis e não façam uso de alguns medicamentos. A coleta pode ser feita em casa e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados, de acordo com informações do IFF (telefone 0800 026 8877) (site www.rblh.fiocruz.br).

Para estimular a amamentação no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove a campanha Agosto Dourado, que em 2019 tem o tema Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro! A Fiocruz está engajada na campanha.