pt Português en English es Español
 

Publicado em 08/07/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

Paula Vasconcelos, integrante do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS/Fiocruz apresentou o estudo Avaliação do perfil citotóxico de Cronobacter spp. isolado de alimentos e amostras clínicas na XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em 3 de julho.

A pesquisa está sendo desenvolvida em conjunto com Anna Christina Guimarães, responsável pelo Setor de Cultura de Células do Departamento de Imunologia (DM/INCQS) e com Marcelo Brandão, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

O evento teve como tema Pesquisa científica e seus impactos para a sociedade e foi composto por palestras, mesas redondas, comunicações orais, mini-cursos, apresentação de pôsteres e feira de exposição cultural e artística.

A bolsista faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela destacou a importância de sua participação no evento como forma de apresentar o seu estudo e de conhecer outros conhecimentos produzidos:

“A Jornada é aberta ao público e, assim, se torna um ambiente importante para divulgar à comunidade local e científica as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos do IFRJ. É também uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento educacional, em que temos acesso às novidades em diferentes áreas da ciência”, comemorou.

Avaliação do perfil citotóxico de Cronobacter spp. isolado de alimentos e amostras clínicas:

Em sua apresentação, Paula falou sobre o cronobacter, um gênero bacteriano que possui espécies patógenas oportunistas e que são associadas a vários casos de infecções em neonatos, como meningite, enterocolite necrosante e bacteremia, devido ao consumo de fórmulas infantis desidratadas (FID). Há casos identificados no Brasil.

O patógeno também atinge aos adultos, provocando pneumonia e infecções urinárias, dentre outras doenças.

Sua pesquisa busca compreender os mecanismos de virulência das diferentes espécies e cepas do gênero, com o objetivo de minimizar casos.