pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/06/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Trabalhadores do Setor de Resíduos do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz ministraram o curso de capacitação profissional Introdução à LC-MS/MS para análise de resíduos e contaminantes em alimentos entre 10 e 14 de junho. As aulas foram voltadas a profissionais de instituições públicas, sobretudo da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.

O objetivo das aulas foi apresentar, por meio de uma abordagem teórica e prática, os fundamentos da cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS), que é a técnica de escolha para a determinação de resíduos e contaminantes químicos.

Também abordou as principais aplicações desta técnica na área de alimentos, com ênfase em resíduos de medicamentos veterinários, agrotóxicos e micotoxinas, que podem ocasionar problemas à saúde, dependendo da substância presente ou do nível de concentração.

O curso foi coordenado por Bernardete Spisso e contou também com a participação de Mararlene Pereira, Rosana Gomes, André Sartori, Angélica Castanheira e Thiago Bousquet Bandini, este último, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

A ementa inclui temáticas tais quais a história e os conceitos básicos da espectrometria de massas; instrumentação em LC-MS e LC-MS/MS; modos de operação MS/MS; conceitos de identificação e quantificação de analitos por LC-MS/MS; aspectos práticos da referida técnica; aplicações desta técnica na análise de resíduos de medicamentos veterinários, agrotóxicos e micotoxinas em alimentos; aspectos regulatórios; e estudo dirigido, dentre outras.