pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/06/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 

Imagens de Divulgação

Objetos menores do que um fio de cabelo (têm uma dimensão na ordem de 1 a 100 nm, enquanto o cabelo humano tem aproximadamente 80.000 nm), os nanoprodutos e sua regulação foram o tema da palestra Nanoprodutos de Interesse Sanitário: pequenas partículas X grandes desafios, ministrada pela responsável pelo setor de elementos inorgânicos e chefe substituta do Laboratório de Alimentos do INCQS/Fiocruz, Lisia dos Santos, em 13 de junho.

O evento integra a disciplina Seminários Avançados I do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) e acontece semanalmente, sempre às 14h das quintas-feiras, sendo aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

Em sua apresentação, Lísia conceituou os nanomateriais de acordo com seu tamanho e propriedades, explicando que apresentam diferentes propriedades físicas, químicas e, mesmo, mecânicas do material de origem. Podem ser categorizados com base em sua capacidade de realizar diferentes reações, com diferentes ingredientes e condições ambientais, dependendo das características químicas e estruturais.

Por isso, as nanopartículas vêm sendo utilizadas em um grande número de produtos com características distintas, tais quais suplementos alimentares, embalagens, medicamentos, cosméticos, saneantes, filtros solares, corantes alimentares e produtos para a saúde, dentre outros.

Diante deste largo uso e da necessidade de segurança sanitária para não impactarem negativamente a saúde humana e o meio ambiente, a palestrante apontou que os desafios neste momento são: desenvolver metodologias analíticas para caracterizar e quantificar as nanopartículas; identificar o tipo de nanopartículas que pode estar presente no produto de interesse sanitários; apoiar as indústrias de nanotecnologia; minimizar os riscos; maximizar os benefícios e colaborar com os órgãos reguladores no controle desses produtos (nanoestruturados).

O tema nanotecnologia, inclusive, foi incluído na agenda regulatória da Anvisa para o período 2015/2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a palestrante:

Lísia trabalha com a análise de elementos inorgânicos em diferentes produtos de interesse sanitário, no Departamento de Química (DQ) do INCQS.

É doutora em Vigilância Sanitária pela Fiocruz e tem experiência na área de farmácia e bioquímica, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: absorção atômica, espectrometria de massa, contaminantes inorgânicos, água e alimentos.