pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/06/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQs/Fiocruz)

Como parte do I Seminário Brasileiro de Saúde Materno Infantil e Poluentes Ambientais, a vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz, Silvana do Couto Jacob, apresentou a palestra Fontes de exposição a metais em meio urbano na Academia Nacional de Medicina, em 6 de junho. O evento foi organizado pela Faculdade de Medicina, pela Maternidade Escola e pelo Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A apresentação de Silvana integrou a mesa redonda 2, intitulada Poluentes Ambientais: fontes de exposição e efeitos a saúde. Esta foi composta também pelo Dr. Marcelo Oliveira, do Instituto Evandro Chagas (IEC/PA), falando sobre fontes de exposição a metais na Amazônia e pela Dra. Ana Cristina, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/Fiocruz), falando sobre fontes de exposição a agrotóxicos em meio urbano.

Na palestra, Silvana falou sobre as fontes de exposição a metais como alumínio, níquel, cádmio, mercúrio, chumbo etc, tais quais fertilizantes agrícolas, produtos eletrônicos e diversos itens e embalagens de uso cotidiano. Explicou que se ultrapassados os limites de exposição, os metais podem ser tóxicos e se acumular no organismo humano, ocasionando problemas na saúde, como doenças no fígado e nos rins, problemas neurológicos e déficits cognitivos, podendo, ainda, desencadear neoplasias.

Ela abordou também formas de reduzir a exposição, como por exemplo evitar consumir produtos enlatados e escolher com cuidados produtos de higiene, e falou sobre a importância dos dados analíticos:

“É preciso valorizar os laboratórios que fazem o levantamento dos dados analíticos, pois com base neles é que são obtidas as informações e desenvolvidas as políticas públicas”, reforçou.

O INCQS participou de um estudo piloto com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/ UFRJ) sobre a avaliação da exposição a contaminantes inorgânicos da população da cidade do Rio de Janeiro e os resultados do estudo foram apresentados neste evento.

O evento teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do campo teórico e de pesquisas relacionado aos poluentes ambientais e seus impactos sobre a saúde das crianças desde a sua concepção. Foi composto por mesas redondas, conferências, debates e sessões solene com convidados nacionais e internacionais.