pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

A resistência aos antimicrobianos entre as comunidades bacterianas é considerada um dos maiores riscos e desafios para a saúde pública no século XXI. Este tema foi discutido pelo INCQS/Fiocruz na palestra Impactos de poluentes químicos na disseminação da resistência aos antimicrobianos e suas implicações na saúde humana e no meio ambiente, ministrada pela curadora da Coleção de Arqueas de Referência em Vigilância Sanitária (CARVS), Dra Maysa Mandetta Clementino, em 30 de maio.

De acordo com a palestrante, estima-se que 700 mil mortes sejam causadas anualmente pela resistência aos antimicrobianos. A morbidade e a mortalidade têm aumentado em doenças que anteriormente eram tratáveis com antibióticos ou antimicrobianos quimioterápicos.

Ainda segundo Maysa, estudos globais apontam que os poluentes químicos têm grande participação nesta resistência, sobretudo no aumento da poluição hídrica. Altos níveis de antibióticos encontrados em alguns dos rios do mundo ultrapassam, em até mais de 300 vezes, os níveis considerados seguros. Verificou-se também, que os locais de alto risco eram tipicamente adjacentes aos sistemas de tratamento de esgoto e de depósitos de lixo.

Isso porque, estes poluentes promovem o aumento nas taxas de transferência horizontal de genes e com isto, a disseminação de genes de resistência, o que impacta diretamente na saúde humana.

As principais ações para combater os mecanismos de resistência antimicrobianos são: o plano de ação global estabelecido na 68ª Assembleia Mundial da Saúde, em 2015; o Sistema Global de Vigilância de Resistência Antimicrobiana (GLASS), que apoia a vigilância global e pesquisas; e o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única 2018-2022, do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Vigilância em Saúde.

A palestra foi na quinta do ciclo referente à disciplina Seminários Avançados I, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS). As apresentações acontecem semanalmente às quintas-feiras, sempre às 14h, são abertas ao público geral, gratuitas e não requerem inscrição prévia.

 

Sobre a palestrante:

Maysa Beatriz Mandetta Clementino é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/INCQS) e servidora do INCQS há 37 anos, lotada no Departamento de Microbiologia (DM). Suas linhas de pesquisa envolvem a diversidade bacteriana e o resistoma microbiano em recursos hídricos.

O assunto é tema de seu projeto que foi contemplado no Edital Inova Fiocruz.