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Publicado em 30/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Para atender a uma demanda da Fiocruz, o INCQS instituiu um Comitê de Gestão de Riscos e Controles Internos junto à Fundação, em 29 de março, por meio da portaria 024-2019. O objetivo é implantar a Política de Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos no Instituto.

São competências do Comitê, dentre outras: submeter ao Conselho Deliberativo (CD/INCQS) um Plano de Gestão de Riscos e Controles Internos; manter estes controles eficazes, conduzindo procedimentos de resposta aos perigos; gerenciar as ameaças dos processos de trabalho; implementar e gerenciar as ações na área; monitorar os riscos de seus processos para garantir que as respostas adotadas resultem na manutenção do risco em níveis adequados; gerar informações sobre o gerenciamento de integridade, riscos e controles da gestão etc.

“O Comitê tem um caráter de defesa e ações institucionais, ou seja, se refere à instituição, não às pessoas. O objetivo é melhorar os processos de trabalho, consoante as melhores práticas preconizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), pois o INCQS melhorando, consequentemente, melhora para os seus trabalhadores e trabalhadoras”, definiu a coordenadora do Comitê, Patrícia Fernandes da Silva, que integra a Assistência Técnica de Regulação Sanitária da Vice-Diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa) do Instituto.

Além dela, compõem o Comitê Valéria Alencar Linhares Simões (secretária executiva), da Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGI), Luciana Balan, da Secretaria Executiva e Wagner Michel, da Secretaria Executiva.