pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Arquivo Pessoal

A mesa redonda A Ciência do Futuro e o Futuro da Ciência, evento realizado em 27 de maio e integrou as comemorações dos 120 anos da Fiocruz teve uma participante do INCQS: a chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ), Mychelle Monteiro. Ela, juntamente com outros jovens cientistas selecionados para motivar o debate, falou a sua visão sobre o papel da Fiocruz do futuro no contexto das transformações em curso na sociedade. 

Mychelle dialogou com os participantes sobre os desafios da Vigilância Sanitária em Medicamentos para o atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da saúde, sobre a obtenção de expertises na área de nanofármacos e a qualidade dos dados analíticos gerados nas pesquisas”.

O objetivo da atividade foi trazer novas perspectivas para o debate institucional e estabelecer um processo permanente de revitalização e de estímulo à criatividade para pensar estas questões dentro da Fiocruz.

Além de Mychelle, outro profissional do INCQS, o chefe do Laboratório de Farmacologia do Departamento de Farmacologia e toxicologia (DFT), Fausto Ferraris, havia sido convidado. A seleção dos participantes foi feita pela Coordenação das Ações de Prospecção (CP) da Presidência da Fiocruz, considerando o vínculo com a instituição, a pesquisa como atividade principal e a diversidade de áreas e de unidades.

A mesa redonda sucedeu a conferência de Erney Felicio Plesmann de Camargo, professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), intitulada A importância histórica da Fiocruz para a ciência e a saúde: depoimento sobre minha experiência pessoal.