pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Quais os impactos de poluentes químicos na disseminação da resistência aos antimicrobianos e suas implicações na saúde humana e no meio ambiente? Para saber, participe da palestra ministrada pela Dra Maysa Mandetta Clementino, curadora da Coleção de Arqueas de Referência em Vigilância Sanitária (CARVS), em 30 de maio (quinta-feira), às 14h, no auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, em frente à creche). O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia.

A palestra abordará como o uso indiscriminado de antimicrobianos e a presença de outros poluentes químicos podem promover a multirresistência bacteriana, configurando uma grande ameaça à saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Discorrerá sobre o mapeamento do resistoma microbiano móvel pelo sequenciamento de nova geração e da avaliação do potencial de mobilidade de genes pela expressão de mRNA, associado à transferência horizontal de genes em efluentes hospitalares e industrias.

Maysa é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) e servidora do INCQS há 37 anos, lotada no Departamento de Microbiologia (DM). O assunto é tema de seu projeto que foi contemplado no Edital Inova Fiocruz.

A palestra integra a disciplina Seminários Avançados I do PPGVS/INCQS.