pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Em uma iniciativa pioneira na Fiocruz, o INCQS criou sua Comissão Interna de Respeito à Diversidade. O objetivo é propor, implementar e monitorar as ações internas do Instituto relativas aos temas étnico-racial, gênero, violência, inclusão e acessibilidade.

A primeira reunião foi em 16 de maio e encaminhou as seguintes ações: elaboração de um relatório com as realizações de janeiro a maio, que será atualizado mensamente e apresentado internamente; relato da participação do INCQS nas comissões análogas da Fiocruz; possibilidade da criação de um banco de imagens contemplando a diversidade do Instituto; articulação para viabilizar a realização de uma palestra com os responsáveis pelo Plano de Contingência da Fundação, abordando o que é o plano, como funciona, o que já foi implantado, o que está em andamento, papel de cada unidade no processo etc.; e realização de um diagnóstico interno para dar suporte ao Plano de Ações da Comissão.

Além disto, será feito um treinamento no Instituto, em parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz, voltado aos profissionais que lidam com o público, como os trabalhadores de portaria, do Programa de Pós Graduação em Vigilância Sanitária, da Sala de Amostras, do Serviço de Gestão da Tecnologia da Informação (SGTI) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS), dentre outros. Destinado a 15 pessoas, o curso cuja data ainda será definida tem como objetivo preparar estes profissionais para darem conta de atender a esta diversidade.

O assunto também será pauta de reunião com a Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VDGI) do INCQS, para que a Comissão possa dar início a alguns projetos relacionados à infraestrutura do Instituto, visando a adequação à acessibilidade, como dos banheiros do bloco 1; rampa no auditório e adaptação do elevador existente no Instituto para atender também a pessoas cadeirantes.

Foi discutida, ainda, a possibilidade de uma reunião com a área de projetos da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) para definição e/ou incorporação ao projeto de engenharia.

Parabenizada pela Fiocruz, que solicitou os documentos de instituição da Comissão Interna do INCQS de Respeito à Diversidade, a inciativa dialoga com a Tese 11 do Relatório Final do VIII Congresso Interno onde a Fiocruz, que se posiciona na luta por uma sociedade mais justa e equânime, comprometida com a diversidade do povo brasileiro e suas demandas, seja nas políticas voltadas para seus trabalhadores, independente de seus vínculos, seja nas ações para usuários em suas escolas, institutos e serviços de saúde, seja nos estudos e pesquisas desenvolvidos, buscando reconhecer e enfrentar todas as formas de discriminação, exclusão e violência.


A Comissão:

A Comissão é coordenada por Mara Dias Pereira, ligada à Direção do Instituto, e Mychelle Alves Monteiro, do Departamento de Química (DQ). Também é composta por Elaine Lúcia, do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), Patrícia Condé de Lima, também do DQ e pela Assessoria de Comunicação Social (ACS).

No âmbito da Fundação, as ações de diversidade são encaminhadas pelo Comitê Fiocruz Pró-Equidade de Gênero e Raça, pelo Comitê Fiocruz pela Inclusão a Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e pelo Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde na Fiocruz.