pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/05/2019.
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

banner intranet raic 2019

A 27ª Reunião Anual de Iniciação Científica (27ª RAIC) do INCQS será realizada nesta quarta e quinta-feira, com apresentações orais e exposição de pôsteres. O encontro reúne bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), programa de estágio curricular (PEC) e de iniciação científica (IC) e iniciação tecnológica (IT) de outras agências de fomento.

O objetivo é proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica, para avaliação do desenvolvimento dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Fiocruz.

"Esta integração reforça a importância da iniciação científica e tecnológica na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção na própria instituição. Através deste processo o bolsista tem acesso ao ambiente de pesquisa da Fundação e incentivo a prosseguir os estudos na pós-graduação", explica Katia Christina Leandro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS.

A RAIC é um evento determinado pelo CNPq e realizado pelas instituições que se incluem no Programa de Iniciação Científica e no Programa de Iniciação Tecnológica, e que recebem cotas de bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) ou PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Este evento anual é organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade obrigatória dos programas.

Na Fiocruz, as RAICs são realizadas nas unidades a partir do regulamento anualmente publicado e divulgado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). O INCQS sediará as apresentações dos bolsistas vinculados ao instituto, à Presidência e à Bio Manguinhos.

Confira a programação completa aqui e participe!