pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

Como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho: de limpeza, jardinagem, telefonia e controle de pragas e vetores (SIPAT), promovida pela Nova Rio, o INCQS sediará uma palestra sobre feminicídio em 21 de maio, às 9h, no auditório Sérgio Arouca. A apresentação será ministrada por uma representante da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM).

Feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica. A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.

Em 2018, foram registrados 1.173 feminicídios, representando um aumento de 12% em relação a 2017. A média é que a cada dois segundos, uma mulher é agredida no país, Uma mulher é vítima de feminicídio a cada 5 dias no RJ, revela Dossiê Mulher.

O evento é voltado a profissionais da Nova Rio, mas é aberto a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz que queiram participar.

A Semana vai até o dia 24 de maio, com atividades diárias que estão sendo realizadas na Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz), que apoia o evento, juntamente com a Presidência da Fiocruz.