pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Antonio Eugenio de Almeida (Diretor do INCQS/Fiocruz)

Por conta de um projeto na área de bancos de leite humano (BLHs), desenvolvido em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, participou de um encontro, em 17 de maio, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os secretários estadual e municipal de Saúde, Edmar Santos e Ana Beatriz Busch, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, seus vices e a deputada federal Clarissa Garotinho representando a bancada do Rio de Janeiro. Também esteve presente a atriz e humorista Maria Paula, que é doadora de leite.

Na ocasião, foi discutida a importância dos bancos de leite e do projeto desenvolvido pelas unidades da Fundação. Foi ressaltado pelos participantes o quanto o leite materno é necessário aos bebês, por diminuir significativamente a incidência e a gravidade de algumas doenças, bem como para nutrir, auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da criança, e facilitar a formação do vínculo entre mãe e bebê.Foi enfatizada, ainda, a significância da doação do leite materno para os bancos de leite humano, pois muitas mulheres não o produzem, além dos cuidados necessários para assegurar a qualidade do produto que chega aos bebês, abrangendo um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada.

Todas as mulheres em fase de amamentação e que produzam um volume de leite que excede a necessidade de seu filho podem doar, desde que sejam saudáveis e não façam uso de alguns medicamentos. Diferentemente da doação de sangue, que necessita de coleta presencial, a doação de leite humano pode ser feita em casa e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados, de acordo com informações do IFF.

Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o IFF, por meio do site www.rblh.fiocruz.br ou do telefone 0800 026 8877, ou de qualquer outro BLH que seja mais próximo e realizar um cadastro mediante apresentação dos últimos exames de sangue. A equipe irá orientar sobre a forma correta de coletar o leite.

Os vices-presentes da Fiocruz que participaram do encontro foram Mario Moreira (Gestão e Desenvolvimento Institucional/VPGDI), Marcos Kriger (Produção e Inovação em Saúde/VPPIS) e Marco Menezes (Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/VPAAPS). O chefe de gabinete da Presidência da Fundação, Valcler Rangel, também participou.

 

Parceria INCQS e IFF na área de bancos de leite:

O projeto em parceria com o IFF/Fiocruz começou em 2014, é coordenado por Marcus Campino de la Cruz e visa a ação colaborativa entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz, no intuito de integrar, alinhar e otimizar suas iniciativas político-estratégicas. Atualmente abarca 28 bancos de leite e quatro tipos de exames: microbiológico, crematócrito, acidez titulável e acidez Dornic (oD).

Em outubro de 2018, em razão deste mesmo projeto, o INCQS recebeu a visita de uma equipe de profissionais do Peru, do Instituto Nacional Materno Perinatal de Lima (INMP-Lima), que trabalham com atividades voltadas a banco de leite.

O objetivo na ocasião foi o de conhecer as inciativas do INCQS na área, especialmente no que se refere aos Ensaios de Proficiência (EPs) em bancos de leite providos pelo Instituto, como parte do controle de qualidade de laboratórios.