pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Diivulgação

Na sede da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília, no dia 8 de maio, o diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, e a vice-diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa), Célia Romão, participaram de uma reunião com os produtores de soros hiperimunes, que são aqueles cuja base ativa são anticorpos produzidos por animais após a injeção de um antígeno específico em sua corrente sanguínea.

O objetivo do encontro foi discutir e aperfeiçoar o fornecimento nacional deste tipo de imunbiológico, com foco nas etapas de produção e de controle de qualidade.

Coordenada pelo secretário de vigilância sanitária, Wanderson Kleber de Oliveira, a reunião contou com a participação do INCQS, representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e dos seguintes produtores de soros: Instituto Vital Brazil (IVB), Instituto Butantã e Fundação Ezequiel Dias (Funed).

“A reunião foi muito positiva, no sentido de enfatizar a importância do controle da qualidade para a liberação dos lotes de produtos para uso da população”, declarou o diretor do INCQS.

Estão previstas novas reuniões.