pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/05/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagens de Divulgação

Você já se perguntou qual é a sua relação com o trabalho? Foi o que a especialista em Gestão do Conhecimento Elaine Lúcia, integrante do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do INCQS/Fiocruz fez na palestra As relações no trabalho. A apresentação foi feita em 30 de abril, foi parte da Semana do Trabalhador e da Trabalhadora do Instituto.

A importância de tal reflexão está intimamente ligada ao largo tempo que as pessoas permanecem em seu ambiente laboral, à grande expectativa e planos que depositam em seu ofício e às múltiplas possibilidades de desenvolvimento, autoconhecimento e autoconfiança que ele pode proporcionar, quando se estabelece com ele uma relação saudável.

Em sua fala, Elaine dissociou a ideia de que trabalho é coisa de escravo, explicando a diferença entre trabalho (conjunto de atividades realizadas) e labuta (trabalho árduo e penoso). Ela também discutiu a ideia de trabalho ao longo do processo histórico.

De acordo com a profissional do SGT, há alguns pilares para uma boa relação com o trabalho: autoaceitação, com o conhecimento de nossos pontos fortes, fracos e limites; empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo seus pontos fortes, fracos e limites; assertividade, relacionada ao modo com que se expressam as opiniões e anseios; cordialidade, no que tange a respeito, disponibilidade em ajudar e demonstração de apreço às pessoas; e ética profissional.

O INCQS e a Fiocruz têm previstas ações relacionadas ao ambiente de cuidado com seus trabalhadoras e trabalhadores, tais quais: circuito saudável, incentivo ao exame periódico no Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), Programa de Multiplicadores Internos, palestras sobre qualidade de vida, fortalecimento de ações sobre Biossegurança e criação do Comitê de Pró-Equidade de Raça-Gênero-Acessibilidade e Violência, dentre outros.